Pages

6 de setembro de 2011

A lei do Sábado

Eu estava conversando com um amigo meu adventista, e nessa conversa, era aqueles assuntos, e discussões de sempre entre um cristão/batista e um cristão/adventista as perguntas de sempre:
Coríntios 3:6-11
""O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvaneceste, como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça. Porquanto, na verdade, o que outrora foi glorificado, neste respeito já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória. Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente."

Aqui Paulo está comparando o ministério da morte e da condenação com o ministério do Espírito e da justiça. O ministério da morte estava desaparecendo, mas o ministério do Espírito estava continuando. Mas qual era o ministério da morte e da condenação que estava desaparecendo? Era o ministério "gravado com letras nas pedras". Se cremos no Novo Testamento, temos que acreditar que a revelação escrita nas pedras, no Velho Testamento (os dez mandamentos), já morreu. Esta passagem afirma isso claramente.
"
As respostas de sempre, em relação que "os 10 mandamentos, agora por estarem escritos em pedras, não devem ser seguidos, vamo matar todo mundo" - ele não disse isso, mas já ouvi. e de diferente, ele me mandou assistir um documentario da National Geographi. Mas dessa vez eu cheguei a uma conclusão diferente pelo que ele disse, ele, disse que Jesus deu "umas tiradas" nos judeus, porque eles não devem guardar o sábado por obrigação mas por amor. Foi daí que vi o que os adventistas entendem do sábado:

 "Não acho errado, guardar um dia para o SENHOR, o encontro por exemplo, ficamos, sem falar com ninguém, e só ouvindo as ministrações. E sentimos, a presença de Deus mais eficaz, quando por exemplo trabalhamos no encontro e fazemos 134678321 de coisas. Acho que Deus considera o "guardar o sábado como uma forma de intimidade"."

Então ele completou dizendo:

"mas é isso mesmo e isso não é só com o sábado cara qualquer uma das leis ou dos ensinamentos vc pode ser o cara mais correto do mundo só é possível fazer o que Jesus fez e ensinou se vc tiver uma amizade daquelas boas com ele fazer de coração e com alegria"
Claro ainda acho errado guardar "O Sábado" porque Cristo acabou com o tempo da lei, por isso nada deve ser um ritual, pode se, um cristão, guardar qualquer dia para o senhor para sentir a presença dEle.

12 comentários:

  1. Gostei do texto, mas não se aplica a nada em relação a mim.

    ResponderExcluir
  2. *--* curti muito sua forma de interpetar. Mas também, nada que se aplica em minha vida.

    ResponderExcluir
  3. putz! Os primeiros que leêm isso, são meus amigos ateus.

    ResponderExcluir
  4. Curti, muito o texto, mas acho que ainda falta alguns elementos, pra explicar porque discorda da lei do sábado.

    ResponderExcluir
  5. "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homen, fazendo a paz." Esta passagem mostra que Cristo aboliu a "lei dos mandamentos". Desde que a guarda do sábado era um destes mandamentos, e não foi incluída no Novo Testamento, não necessitamos guardar o sábado.

    ResponderExcluir
  6. *-* ameii o texto, realmente, devemos guardar um tempo pra Deus.

    ResponderExcluir
  7. Vik, Gostei de sua exposição. E nunca sendo simplista, mas sabendo que nosso Deus é sim ricamente simples, tudo se explica em que Cristo = libertação!!! de todo o jugo dos homens e do vermeião. (Risos) Cristo veio trazer o tempo da graça. A "Lei de Moisés" foi então passada a limpo pela graça misericordiosa que há em Cristo e no seu sacrifício perfeito!
    A exempo do sábado, segundo o próprio Cristo: - O dia é aquele que vc escolher ou puder dentro de sua rotina semanal - (não podemos deixar de ganhar o pão porque no sábado é exigido que trabalhemos por exemplo - isto é jugo da lei). Escolha o dia de sua folga e então santifique-o a Ele, adore-o, cultue-o e sente-se a mesa - como um bom mineiro - e divida-a - um banquete - com o Pai, Jesus e o Espírito Santo, isto é intimidade.
    Sei que vai chiar filhote, mas vou dizer: ___ Amo vc! (Risos)

    ResponderExcluir
  8. asuhhsahusa *chiando*
    Sim, é qualquer dia da semana. Como diz Paulo em Romanos 14:5 "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente."

    ResponderExcluir
  9. eu particularmente não sigo a lei do sábado...e acho esse assunto tão polêmico q acredito q nunca acabarão discussões como essas...

    eu estou inteiramente seguro em relação a usar um dia ou outro para adorar a Deus

    ResponderExcluir

O Bacon do Stewie recebe com prazer seu comentário, qualquer conteúdo spam, ofensas quais são usadas para caluniar alguém ou alguma religião, crítica sem argumentos, e palavras ociosas, serão deletados.

◘ Qualquer tipo de comentário indevido, ofendendo ao autor da postagem, ou alguém de forma muito indevida, o autor do comentário será banido perpetuamente do blog.